V-Moraes

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pela luz dos olhos teus

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá

Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar

(Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87180/)

Nesse poema, o autor fala sobre o amor pela pessoa a quem se dirige o poema, sempre utilizando para se referir a relação entre os dois por meio do olhar. É uma forma singela e ao mesmo tempo muito bonita de demosntrar a relação entre os dois, começando somente pela visão um nos olhos do outro que já traz uma certa alegria, ao mesmo tempo que causa um certo nervosismo por estar próximo da pessoa amada. Esse tipo de sentimento somada ao "jogo" feito de um ignorar o outro apenas para provocar, e a impulsividade do eu-lírico em querer logo a pessoa amada, mostra que esse amor pode se tratar de um amor entre jovens ou de um amor tão puro que chega a se assemelhar a isso. E por fim o poema é finalizado com a conclusão do eu-lírico de que se encontra realmente apaixonado e que pretende se casar com seu amor.

4 comentários:

  1. Lindo poema. Vinícius fez várias parcerias, essa, se não me engano, foi com Tom Jobim.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O poema foi feito para a sexta esposa, Cristina Gurjão, com quem se casou em 1968 e de quem separou em 1969.

    ResponderExcluir